Este blog é dedicado à minha fonte de inspiração - minha filha, Sarah Emanuelle.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma doença crônica muito comum que consiste principalmente na descamação do couro cabeludo (caspa), e que tende a reaparecer com frequência. Ela inicia durante os primeiros 3 meses de vida, retornando depois a partir da puberdade e com ápice aos 40 e 60 anos de idade. 

Nos anos 50 o foco das pesquisas foi investigar a associação da dermatite seborreica com a deficiência vitamínica, no entanto até hoje não há comprovação da sua relação com a carência nutricional. Atualmente trabalhos tem apontado para a importância da Malassezia sp, que é um fungo presente na flora normal do homem, como causa da dermatite seborreica em pacientes suscetiveis, já que comprovadamente a doença melhora quando tratamos com antifungicos. Alguns estudos também sugerem relação com hormônio sexual devido ao aparecimento da doença ocorrer ao nascimento e depois da puberdade, além de os homens serem os mais afetados. O clima frio também tem influência causando uma maior descamação do couro cabeludo, devido à maior velocidade de crescimento e maturação celular. Além disto, nesta época costumamos tomar banhos muito quentes, que contribuem para agravar a doença.

A dermatite seborreica ocorre principalmente no couro cabeludo e se manifesta com intensa produção de oleosidade, descamação e coceira. Pode ocorrer em outros locais como na face (sobrancelhas, barba, pálpebra e no canto do nariz), atrás e dentro da orelha, no peito e nas costas, nestes locais ela se manifesta com lesões avermelhadas e com descamação gordurosa. A dermatite seborreica não é contagiosa. Devemos ficar atentos pois nem toda a descamação no couro cabeludo é dermatite seborreica, pode ser outras doenças como psoríase, alergia, micose, por isso é importante ir ao dermatologista antes de tratar.

Por ser uma doença crônica, inflamatória, devido à provável presença de um fungo, o seu tratamento consiste no controle da inflamação, oleosidade e proliferação do microorganismo (Malassezia sp). Atualmente temos muitas opções de tratamento, como remédio oral, sabonetes, pomadas, xampus e mousse, que devem sempre ser utilizados para controlar e evitar o retorno da dermatite seborreica, já que ela não tem cura e piora em épocas do ano como no inverno ou por fator emocional.

Um comentário:

  1. Seria o mesmo que "ermo"? no meu outro filho, a pediatra mandou usar óleo e um pentinho, ja agora, outra pediatra disse, p n fazer nada..... eu prefiro somente lavar bem a cabecinha, ja que com o pente parece q arranca e n sei se isso doi ou não....

    ResponderExcluir